Infertilidade

Sindrome dos Ovários Policísticos

Presente em 5 a 15% das mulheres em idade reprodutiva. Pode envolver menstruações com intervalos longos (acima de 40 dias), aumento de peso, aumento de pelos e acne. A estimulação da ovulação,por vezes apenas com medicamentos orais pode resolver a questão da infertilidade.

Congelamento de óvulos

Utilizada para aquelas pacientes que pensam na possibilidade de filhos no futuro ou que irao passar por algum procedimento como quimioterapia, radioterapia ou cirurgia que podem prejudicar o número de óvulos (reserva ovariana). E um procedimento rápido (dura 10 a 14 dias) e com custo acessível.

Mini-Fiv

Pratica de fertilização no laboratorio (in vitro) em que se emprega menor quantidade de medicação para as pacientes que tem reserva ovariana reduzida ou que pretendem um menor gasto na fertilização in vitro. Empacientes com reserva ovariana normal pode levar a taxas de gestação um pouco menores que a estimulação convencional.

Casais homoafetivos

Casais homoafetivos masculinos e femininos tem a possibilidade de realizar diversos tratamentos para engravidar com a utilização de bancos de semen, ovodoação e a cessão temporária do utero.

Quando investigar?

O casal infértil é aquele em que a mulher com ciclos menstruais regulares (intervalo entre as menstruações inferior a 45 dias) não consegue engravidar no período de um ano tendo de 2 a 3 relações semanais. Um casal normal teria de 92% a 100% de chances de engravidar neste período. Para pacientes acima de 35 anos aguardamos até 6 meses antes de iniciar a investigação e para pacientes acima de 40 anos a investigação é imediata quando se tem a intenção de engravidar.

Causas

As causas da infertilidade podem ser de origem feminina, masculina ou de ambos (20% dos casos). Desta forma sempre é necessária a investigação do casal mesmo que um dos cônjuges tenha sabidamente alguma doença que limite a fertilidade ou que o parceiro já tenha filhos de outros relacionamentos. A origem da infertilidade pode ser relacionada a problemas na ovulação, dificuldade para o encontro do óvulo com o espermatozóide nas tubas uterinas (trompas), obstáculos para fixação do embrião no útero (pólipos, miomas, aderências, malformações) e alterações com o espermatozóide (número, movimentação e formato).