Ginecologia

Atrofia e secura vaginal no pós parto e na menopausa/Rejuvenescimento íntimo

A utilização de energias como laser e a radiofrequencia possibilitam a melhora dos quadros de secura vaginal, atrofia e dor nas relações sexuais sem a necessidade do uso de hormonios e com poucas aplicações em consultorio.

Métodos Anticoncepcionais/Planejamento Familiar

Dispomos no país de uma ampla gama de métodos anticoncepcionais hormonais e nao hormonais que fornecem facilidade de uso e segurança. Destacamos os dius e os implantes que aliam otima proteção com facilidade de uso e retirada.

Osteoporose

A avaliação da massa óssea é muito importante durante a vida reprodutiva e principalmente na menopausa para a redução do risco de fraturas causadas pela osteoporose.

Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica possibilita maior facilidade para realização de cirurgias complexas que envolvam dissecção na pelve e multiplas suturas.Este tipo de cirurgia já pode ser realizada nos principais hospitais de São Paulo.

Check-Up Ginecológico

Na medicina moderna é crescente o interesse na prevenção e detecção precoce de doenças. A chamada medicina baseada em evidências, proveniente de sólidos estudos científicos, determina a realização de exames específicos de forma periódica sendo o papanicolau e a mamografia dois dos exemplos mais conhecidos.

Mesmo na ausência de sintomas ou doenças as mulheres devem comparecer periodicamente ao ginecologista para realização de exames apropriados para cada faixa etária e que são atualizados periodicamente. Devido à necessidade de uma visão integral do paciente em seu bem estar bio-psico-social somadas às múltiplas atividades do dia a dia torna-se fundamental um posicionamento do ginecologista como o clínico geral da mulher moderna.

Endometriose

A endometriose pode atingir até 15% das mulheres em idade reprodutiva e até 50% das inférteis. Seu sintoma mais presente é a cólica menstrual moderada ou intensa. Como saber se a cólica menstrual é muito forte ?? É considerada forte a cólica menstrual que demanda medicação analgésica ou anti inflamatória todo mês; a cólica que persiste mesmo em uso da medicação e aquela que afasta a mulher das suas atividades habituais/profissionais.

Outros sintomas da endometriose são a dor abdominal mesmo fora do período menstrual, alteração da urina ou das fezes no periodo menstrual, infertilidade e dor na relação sexual.Não é necessária a presença de todos os sintomas para o diagnóstico. O diagnóstico de suspeita é realizado através de exames de sangue e de imagem, o diagnóstico de certeza através da videolaparoscopia (vide tópico) e o tratamento pode envolver medicações hormonais e/ou cirurgia. Mesmo em países com sistemas de saúde muito bem estruturados como a Inglaterra, o tempo entre o início dos sintomas e o diagnóstico da doença pode levar até 6 anos!